Por Dilma Tavares
A importância dos atrativos turísticos do Acre e do apoio ao setor foi destacada pela secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, ao visitar o estande do estado na quinta edição da Expo Abav, promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a maior exposição de negócios da área da América Latina, aberta nesta quinta-feira, 26, em Brasília.
O governo do Acre, com o Programa REM, está apresentando atrativos turísticos do estado de base comunitária como a Trilha Chico Mendes, que abrange os municípios de Xapuri e Brasileia; a Serra do Divisor e o Rio Croa, no Vale do Juruá; o Seringal Cacheira, em Xapuri; e a reserva extrativista Cazumbá-Iracema, localizada nos municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano.
“O potencial turístico do Acre é inegável”, afirmou Ana Carla Machado, que reforçou a importância do incentivo a esses negócios. “Está na hora de a gente agir, atuar, divulgar, para todo mundo saber o que tem para comer lá, para ver lá e também para sentir, porque as pessoas do Acre acolhem, recebem com sorriso no rosto, com vontade de que as pessoas fiquem”, afirmou.
Ana Carla também ressaltou a importância das atrações apresentadas pelo estado na exposição, lembrando pesquisa daquele ministério que aponta o ecoturismo como tendência no país. “É vocação”, disse, lembrando recente publicação da revista norte-americana Forbes que ratifica essa característica.
“Fomos eleitos pela revista Forbes como o país número um no mundo para se fazer ecoturismo. Então, a gente está em casa”, afirmou, referindo-se às experiências apresentadas pelo Acre.