Governo promove caravana de cadastramento de artesãos em municípios do Acre

Por Maria Fernanda Arival, em 17 de outubro de 2025

Para inscrever novos artesãos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), o governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), promove uma caravana de cadastramento entre os dias 20 e 25 de outubro, em Feijó, Manoel Urbano e Sena Madureira. O serviço é gratuito para a população.

Para Risoleta Queiroz, coordenadora do Artesanato Acreano da Sete, o cadastramento gratuito proporciona aos artesãos diversos benefícios. “Os artesãos desses municípios terão oportunidade de se cadastrar e adquirir a carteira, que oferece benefícios como financiamentos e participação de feiras nacionais e locais, além da possibilidade de expor na Casa do Artesanato Acreano”, destaca.

Caravana de cadastramento será realizada entre os dias 20 e 25 de outubro, em Feijó, Manoel Urbano e Sena Madureira. Foto: Assessoria Sete

De acordo com o titular da Sete, Marcelo Messias, o cadastramento de artesãos no Sicab é essencial para fortalecer o artesanato acreano. “As peças do nosso artesanato têm ganhado reconhecimento nacional e internacional, e por meio da Carteira do Artesão eles poderão ter acesso a políticas públicas, capacitações e oportunidades de comercialização em grandes eventos. O registro no Sicab representa não apenas a valorização cultural, mas também o estímulo ao empreendedorismo”, destaca.

A caravana inicia em Feijó, nos dias 20 e 21 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 16, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, no Parque de Eventos do município.

Manoel Urbano recebe a caravana nos dias 22, das 10h às 12h e das 13h às 17h, e 23 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede da Associação Mulheres da Terra, localizada na BR-364, km 8, sentido Sena Madureira.

Nos dias 24 e 25 de outubro, é a vez de Sena Madureira receber a equipe para cadastramento. A ação será na sede da Associação Favela Viva, na rua Aurindo Brito, 151, bairro Vitória. Na sexta-feira, a ação acontece das 9h às 12h e das 14h às 17, e sábado, das 08h às 17h.

Para participar do cadastramento, o artesão precisa se dirigir ao local da ação e apresentar RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), comprovante de endereço e três peças do artesanato que produz.

Sicab

O Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) é um serviço que oferece a possibilidade de reconhecimento formal da produção artesanal ou da condição de mestre artesão. Com a carteira válida, o artesão pode ter acesso a políticas públicas no âmbito do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), como a participação em feiras e acesso a microcrédito e capacitação técnica, gerencial e de comercialização.