Governo estreita relações com República Dominicana para reforçar turismo no Acre

Por Dilma Tavares

A importância de estreitar relacionamento e a troca de experiências para potencializar o turismo no Acre foi destacada pelo secretário de Turismo do Estado, Marcelo Messias, ao participar do II Encontro “Realidades e Perspectivas do Turismo na República Dominicana”, realizado na embaixada daquele país, na noite desta quinta-feira, 26, em Brasília.

Secretário de Turismo, Marcelo Messias, e embaixadora da República Dominicana, Patrícia Villegas de Jorge, aproveitaram o evento para dialogar sobre parcerias na área turística. Foto: Dilma Tavares/Repac

Marcelo Messias representou o governador Gladson Cameli no evento realizado na embaixada da República Dominicana, com quem o governo do Acre assinou, este ano, um memorando de entendimento para a realização de parcerias em diversas áreas, desde comércio, meio ambiente, agricultura e o turismo.

Em entrevista, Marcelo Messias destacou a importância da aproximação e o aproveitamento da ampla experiência da República Dominicana, “que é um dos destinos turísticos do Caribe mais procurados no mundo e onde o turismo representa cerca de 90% da economia local”, além de ampliar informações com vistas às ações de parcerias na área.

“Tanto nós temos o que oferecer para atrair turistas daquele país, como o turismo de experiência na nossa floresta, nosso etnoturismo e nossa cultura, quanto eles têm a oferecer para a gente”, reforçou.

Secretário de Turismo, Marcelo Messias (de terno cinza, no centro), representou o governador Gladson Cameli em evento na embaixada da República Dominicana, em Brasília. Foto: Dilma Tavares/Repac

Interesse dominicano

A importância do estreitamento das relações com o governo do Acre para fomentar as parcerias, incluindo o turismo, também foi destacada pela embaixadora da República Dominicana, Patrícia Villegas de Jorge. A ideia, disse ela, é fazer um intercâmbio turístico entre o Acre e a República Dominicana.

A embaixadora disse que o atrativo turístico ecológico oferecido pelo Acre chama a atenção principalmente dos jovens dominicanos, além do fato de o estado fazer fronteira com o Peru e a Bolívia. “É muito mais fácil chegar ao Acre, fazer essa experiência ecológica, porque tem parte da floresta amazônica muito rica, e talvez ir para Lima (Peru) e outros países próximos”, afirmou.

O encontro foi realizado pela Embaixada da República Dominicana, juntamente com os ministérios do Turismo daquele país e do Brasil, e o governo do Distrito Federal.

A iniciativa, de acordo com a embaixada, possibilitou aprofundar o diálogo e trocar opiniões sobre oportunidades de promoção e investimento entre as duas nações”, com base em memorando de entendimento assinado pelos dois países. Uma das possibilidades relatadas foi a criação e um voo direto entre a capital dominicana, Santo Domingo, e Brasília, para facilitar o fluxo de turistas.