Governo encerra turma de curso de corte e costura com desfile de peças autorais

Por Maria Fernanda Arival, em 21 de agosto de 2025

“Eu faço artesanato, mas eu não sabia fazer nenhuma peça de roupa e não tinha segurança […], mas eu aprendi tudo aqui”. Foi com depoimentos como a de Miracele Gomes, de 62 anos, que o desfile de encerramento da segunda turma do curso de corte e costura foi realizado nesta quinta-feira, 21, sob aplausos e emoção.

A iniciativa é do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec). As aulas eram realizadas no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) Campos Pereira.

Curso forma turma com 12 alunos. Foto: Marcos Rocha/Sete

Moradora da zona rural do Benfica, Miracele integrou a turma de 12 formandas que apresentaram suas criações em um desfile marcado por peças autorais voltadas às áreas da saúde, gastronomia e moda infantil. “Todas as peças que estão aqui foram todas nós do grupo que fizemos. Eu fiz oito ou nove peças. Tem jalecos, coletes, roupas infantis, calcinhas e roupas femininas. Eu nem esperava aprender tanto”, explica.

Miracele finaliza o curso já com clientes. Foto: Marcos Rocha/Sete

A professora Gilda Oliveira conta que a turma estava empenhada e parabeniza as estudantes. “Todas se dedicaram muito. Houve um esforço coletivo. Apesar das dificuldades e das renúncias que cada uma fez em casa para participar, a experiência foi maravilhosa”, destaca.

Miracele reforça que a capacitação trouxe resultados concretos. “Eu saí do curso com conhecimentos e já tenho clientes. A parceria entre a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo e o Ieptec foi ótima. Eu não sabia fazer nenhuma peça de roupa, mas eu aprendi tudo aqui”, ressalta.

Para a diretora de Empreendedorismo da Sete, Patrícia Parente, o momento é de alegria e destaca a singularidade da turma. “Essas senhoras chegaram aqui em busca de reinserção ao mercado e saem como empreendedoras. Elas saem como uma oportunidade de conquistar sua autonomia e ter espaço no mercado de trabalho. Eu achei interessante que esta turma, em particular, escolheu um nicho de profissões e investiram sua capacitação voltada para equipamentos na área da saúde e educação, como jalecos, e na gastronomia, como aventais, toucas e luvas, que eu vejo que é um mercado muito amplo e de vasta encomenda”, destaca.

Patrícia destaca a importância da capacitação para o empreendedor. Foto: Marcos Rocha/Sete

O mês de agosto marca o início do segundo ciclo de cursos de capacitação do projeto EmpreenderTur, viabilizado por emendas parlamentares da deputada federal Socorro Neri. “Estamos iniciando esse segundo semestre já com formaturas, com novas empreendedoras e com uma expectativa muito boa de que serão novos cadastros para a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo para que a gente possa continuar esse apoio do empreendedorismo, principalmente empreendedorismo feminino dessas senhoras que hoje já saem daqui em busca de sua autonomia financeira”, acrescenta Patrícia.

Aires ressalta a parceria com a Sete para realização dos cursos. Foto: Marcos Rocha/Sete

Já o coordenador-geral do Cept Campos Pereira, Aires Pergentino, salientou que a parceria é fundamental para colocar novos profissionais no mercado de trabalho. “Elas estão saindo mais capacitadas e confiantes para o mercado de trabalho. Temos estudantes aqui que não sabiam fazer nada na área da costura e hoje a gente tem uma realidade totalmente diferente. Isso é interessante porque anima mais ainda a nossa perspectiva enquanto professor, enquanto formador. A parceria que nós temos junto com a Sete é muito importante, porque a gente tem um público específico e torna muito mais atrativo”, destaca.