Por Dilma Tavares
Os principais atrativos turísticos de base comunitária do Acre e produtos regionais estão sendo apresentados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e do Programa REM (Redd+ Early Movers), na maior feira de negócios de turismo da América Latina. Trata-se da 51ª edição da Expo Abav, que começou nesta quinta-feira, 26, e prossegue até o sábado, 28, em Brasília.
A exposição é promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), com o apoio do governo do Distrito Federal. O evento, que está sendo realizado no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), reúne representantes das principais cadeias de negócios de turismo – desde agências de viagens a empreendimentos turísticos e iniciativas governamentais na área – e tem expectativa de receber cerca de 30 mil visitantes, de acordo com os organizadores.
“Essa exposição é uma grande oportunidade para o governo do Acre mostrar as coisas boas e belas que o nosso estado tem, de chamar a atenção dos diversos investidores aqui presentes, assim como dos milhares de visitantes e, dessa forma, atrair mais investimentos e turistas para a região”, explicou o secretário de Turismo, Marcelo Messias, que reforçou a importância desses investimentos para a região.
“Quanto mais investimentos e turistas, mais dinheiro circula no estado, mais negócios são criados e movimentados, resultando em aquecimento da economia e geração de emprego e renda para a população”, explicou o secretário.
“Possibilitar essas oportunidades é buscar melhorias para o estado e para a população, é buscar cuidar das pessoas, conforme objetivo do governo”, reforçou ele, destacando o potencial dos atrativos turísticos locais neste sentido, além da participação de representantes de agências de turismo do estado.
Atrativos
No estande do Acre estão sendo apresentados os seguintes atrativos turísticos de base comunitária: Trilha Chico Mendes, que abrange os municípios de Xapuri e Brasileia; Serra do Divisor e Rio Croa, no Vale do Juruá; Seringal Cachoeira, em Xapuri; e reserva extrativista Cazumbá-Iracema, localizada nos municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano.
Empreendedor e comunidade
Como representante dessas comunidades, o governo levou o morador da Reserva Extrativista Chico Mendes, Jorge Pereira da Silva Souza, que é beneficiário do programa REM e atua com turismo de base comunitária. Ele produz café orgânico artesanal – o Raízes da Floresta -, e oferece como experiência turística uma imersão no mundo desse café.
O Programa REM é coordenado pela Secretaria de Planejamento, e os projetos de turismo de base comunitária são executados pela Sete.
Agências
O governo também abriu espaço no seu estande para três agências de turismo que vieram com o apoio do Sebrae e que estão apresentando outras experiências turísticas do estado: a Galb Turismo, que mostra as belezas do City Tour Ambiental; a Higinos Tur, com experiências do turismo transfronteiriço, abrangendo o Peru e a Bolívia; e a Ayshawã Travel, com observação de pássaros da Amazônia e experiências do etnoturismo.
Degustação
No estande do governo também está sendo oferecida a degustação de produtos acreanos como doces regionais; vinhos de açaí e cupuaçu, da Vinhos Florisa; chocolates orgânicos e cachaça Mineirinha, da empresa Aquiry; castanhas e biscoitos Miragina; além do café orgânico artesanal Raízes da Floresta, do produtor da Reserva Extrativista Chico Mendes.