Por Maria Fernanda Arival, em 23 de outubro de 2025
Para inserir novos artesãos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), o governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), promove uma caravana de cadastramento entre os dias 20 e 25 de outubro, em Feijó, Manoel Urbano e Sena Madureira.

Com serviço gratuito para a população, diversos artesãos já aderiram ao Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) e adquiriram as carteiras. Em Feijó, Gabriele Barroso marcou presença na ação e realizou a inscrição.

A artesã conta como iniciou no trabalho manual e destaca a importância da ação. “Eu faço artesanato desde criança. Aprendi vendo minha mãe fazer pinturas, colagens, com uso de papelão e outras coisas, porque ela fazia festa junina no bairro que ela morava, então eu aprendi. O cadastramento é importante, porque é uma boa oportunidade de divulgar o nosso trabalho, que a gente tanto gosta. Meu objetivo é evoluir e mostrar que eu também faço isso, dar orgulho para minha família”, destaca.
Maria das Dores Fernandes Barroso também é artesã e aproveitou a caravana para se inscrever no Sicab. “Para mim, é muito importante. Eu nunca tive essa carteira. Eu tenho outra profissão, mas o artesanato está comigo no dia a dia. Todos os dias eu faço arte”, destaca.

Risoleta Queiroz, coordenadora do Artesanato Acreano da Sete, destaca que mais de 100 artesãos já realizaram a inscrição. “A ação tem sido bem procurada e está sendo muito boa. Os municípios de Manoel Urbano e Sena Madureira não tinham nenhum cadastro até o momento. Com esse cadastramento, os artesãos têm muitos benefícios. Então, é uma oportunidade única. Fizemos 59 cadastros em Feijó e estamos concluindo em Manoel Urbano, com 42 inscrições até o final da manhã desta quinta-feira. Esperamos fechar o ano com mais de 200 cadastros ”, explica.

Em Manoel Urbano, a artesã Luzia Francisca dos Santos produz peças com sementes, como biojoias, e esteve na ação de cadastramento no município. “Com a carteira, a gente vai ter um registro de que fazemos artesanato. Hoje eu trabalho com sementes como açaí e jarina, e faço colares, pulseiras e terços religiosos”, afirma.
A caravana iniciou em Feijó, nos dias 20 e 21 de outubro. Manoel Urbano recebe a caravana nos dias 22, das 10h às 12h e das 13h às 17h, e 23 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede da Associação Mulheres da Terra, localizada na BR-364, km 8, sentido Sena Madureira.

Nos dias 24 e 25 de outubro é a vez de Sena Madureira receber a equipe para cadastramento. A ação acontecerá na sede da Associação Favela Viva, na rua Aurindo Brito, 151, bairro Vitória.
Para participar do cadastramento, o artesão precisa se dirigir ao local da ação e apresentar RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), comprovante de endereço e três peças do artesanato que produz.































