Por Karolini Oliveira
Uma receita especial do Acre, o arroz caldoso de rabada no tucupi e jambu, foi apresentada na Arena Gastronômica da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), neste sábado, 9, em Gramado (RS), na Serra Gaúcha. A apresentação foi realizada com apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec).
As diversas apresentações e exposições também se dão por meio de parceria do Programa REM (Redd Early Movers); do Sindicato da Indústria de Produtos Alimentares, por meio da Federação das Indústrias do Acre (Fieac); e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC).
Rafael Frois é professor de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e explicou. “Hoje não tem como você falar de turismo sem falar de gastronomia, porque a prática alimentar é uma coisa fisiológica, todo mundo precisa comer. Então, é a forma de contato mais direto que você tem com qualquer cultura que for visitar. A região em que estamos, por exemplo, tem fama nacional relacionada à produção agrícola da uva, a questão do gado, do chimarrão, tudo é prática alimentar”, disse.
Como espectador da aula de Ivonaldo Portela Filho, chef de cozinha e professor da Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício (Ieptec), localizada em Rio Branco, que ensinou a receita do prato acreano, Rafael Frois conta que a experiência é positiva, porque mostra possibilidades do turismo gastronômico em diferentes regiões.
“Fiz questão de vir aqui no espaço, porque o Acre ainda é um pouco divulgado quando você pensa nos grandes destinos do Brasil. É importante estarem sempre vindo nessas feiras e fiquei muito curioso, porque o tucupi eu já conhecia e associava ao Pará, mas não sabia dessa relação com o Acre, também com a rabada, para mim é novidade. É uma possibilidade para o turista ir para lugares também menos massificados. Achei muito interessante e tem muita potência”, avaliou.
O chef Portela se disse satisfeito com os resultados alcançados: “É incrível poder fazer a apresentação de um prato típico do meu estado, que eu tanto amo, com ingredientes tão especiais. Aqui na feira a gente tem um público imenso, nacional e internacional, que experimentou o nosso arroz, o tucupi, o nosso jambu e todos ficaram maravilhados, parabenizaram pelo sabor e pela apresentação. Inclusive teve até uma salva de palmas e eu me senti honrado por isso. Fico até sem palavras, é mais do que uma honra poder representar o Acre aqui em Gramado”.
Gastronomia e turismo: combinação perfeita
A curadora da Arena Gastronômica da Festuris, Juliana Ustra, destacou o interesse em conhecer o prato acreano, com ingredientes diferentes daqueles encontrados no Rio Grande do Sul. Para ela, o espaço possibilita uma troca cultural rica e é necessário esse compartilhamento de experiências e sabores.
“Temos aqui uma diversidade, sabores de origens diferentes, que conecta pessoas diferentes, que trazem saberes e influências distintas. A gastronomia reúne pessoas e atrai a atenção para outros negócios que estão nesse entorno e acredito que o Acre veio aqui representando essa diversidade, a cultura indígena, essa brasilidade que a gente sabe que existe no estado”, avaliou.
“Estamos muito felizes de estar aqui apresentando os nossos destinos e a gastronomia do Acre, um estado rico em biodiversidade e culturas. Estão todos convidados a visitar o nosso estado”, convidou o chefe do Departamento de Gestão de Turismo da Sete, Jackson Viana.
“O Acre existe e muito bem, e a apresentação do nosso prato regional é uma das formas que a gente trouxe para familiarizar as pessoas com a nossa culinária. Aproveito para convidar todos para conhecer o nosso estado; estamos preparados para recebê-los com todo carinho”, destacou o secretário de Turismo e Empreendedorismo em exercício, Ialey Azevedo.