Por Leandra Haerdrich
Reunindo 150 expositores do Brasil, Bolívia e Peru, a 9ª edição da Feira EcoFlores, no Horto Florestal, em Rio Branco, tem atraído a população. Com grande expectativa de venda, a empreendedora Dilvanir Menezes destaca que, na abertura nesta quarta-feira, 5, Dia do Meio Ambiente, já estava com uma boa movimentação em seu empreendimento: “As vendas estão boas pra mim, mas daqui pra frente acho que ainda vai melhorar mais”, disse.
A Feira EcoFlores vai até o próximo domingo, 9, com vasta programação que inclui seminário, oficinas, apresentações culturais, entre outras atividades. Além de toda a programação, a feira é um espaço de oportunidades de geração de renda e valorização da economia solidária, popular e da agricultura familiar.
Realizada com o apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), da Prefeitura Municipal de Rio Branco e de outros parceiros, a EcoFlores é uma realização da Central das Cooperativas de Empreendimentos da Economia Solidária (Unisol Brasil), do Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/Sescoop) e da Rede Ecocidadania (Reaja).
Variedade de produtos e geração de renda
Na EcoFlores o público pode encontrar produtos de agricultura familiar, artesanato, jardinagem, alimentação, economia criativa, artes plásticas, bazar, movelaria, cerâmica e brinquedos. Na área de alimentação, Maria das Neves, que trabalha com comidas típicas, destaca a variedade do cardápio de seu empreendimento. “Todos os dias eu mudo meu cardápio, galinha picante, a farofinha, a salada, o vatapá, o baião famoso, que é no jambu, e o arroz no tucupí”, disse.
Amélia Souza trabalha com uma variedade de artigos de biscuit, entre outros produtos como laços infantis e laços para pet. Amélia destaca que a Feira EcoFlores é uma ótima oportunidade para seu negócio: “Além das vendas, a divulgação é boa, porque a gente consegue encomendas”, diz a empreendedora.
Abertura
Durante a abertura da feira, representando o secretário da Sete, Marcelo Messias, Bianca Marques agradeceu aos envolvidos na execução do evento e aos empreendedores que “são as pessoas que confiam no nosso trabalho, que estão diariamente exercendo um papel fundamental na economia do nosso município e do nosso estado”.