Com apoio do governo do Acre, EcoFlores lança mais uma edição em Rio Branco

Por Leandra Haerdrich

Reunindo 150 expositores do Brasil, Bolívia e Peru, a 9ª edição da Feira EcoFlores, no Horto Florestal, em Rio Branco, tem atraído a população. Com grande expectativa de venda, a empreendedora Dilvanir Menezes destaca que, na abertura nesta quarta-feira, 5, Dia do Meio Ambiente, já estava com uma boa movimentação em seu empreendimento: “As vendas estão boas pra mim, mas daqui pra frente acho que ainda vai melhorar mais”, disse.

“Está ajudando também no sustento de casa”, disse Dilvanir Menezes, que vende açaí cremoso, sorvete e picolé durante a EcoFlores. Foto: Gustavo Bardales/Sete

A Feira EcoFlores vai até o próximo domingo, 9, com vasta programação que inclui seminário, oficinas, apresentações culturais, entre outras atividades. Além de toda a programação, a feira é um espaço de oportunidades de geração de renda e valorização da economia solidária, popular e da agricultura familiar.

A Feira EcoFlores vai até o próximo domingo, 9. Foto: Gustavo Bardales/Sete

Realizada com o apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), da Prefeitura Municipal de Rio Branco e de outros parceiros, a EcoFlores é uma realização da Central das Cooperativas de Empreendimentos da Economia Solidária (Unisol Brasil), do Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/Sescoop) e da Rede Ecocidadania (Reaja).

Variedade de produtos e geração de renda

Na EcoFlores o público pode encontrar produtos de agricultura familiar, artesanato, jardinagem, alimentação, economia criativa, artes plásticas, bazar, movelaria, cerâmica e brinquedos. Na área de alimentação, Maria das Neves, que trabalha com comidas típicas, destaca a variedade do cardápio de seu empreendimento. “Todos os dias eu mudo meu cardápio, galinha picante, a farofinha, a salada, o vatapá, o baião famoso, que é no jambu, e o arroz no tucupí”, disse.

Maria das Neves vende comidas típicas. Foto: Gustavo Bardales/Sete

Amélia Souza trabalha com uma variedade de artigos de biscuit, entre outros produtos como laços infantis e laços para pet. Amélia destaca que a Feira EcoFlores é uma ótima oportunidade para seu negócio: “Além das vendas, a divulgação é boa, porque a gente consegue encomendas”, diz a empreendedora.

Amélia Souza trabalha com biscuit há dez anos. Foto: Gustavo Bardales/Sete

Abertura

Durante a abertura da feira, representando o secretário da Sete, Marcelo Messias, Bianca Marques agradeceu aos envolvidos na execução do evento e aos empreendedores que “são as pessoas que confiam no nosso trabalho, que estão diariamente exercendo um papel fundamental na economia do nosso município e do nosso estado”.

Representando o titular da Sete, Marcelo Messias, Bianca Marques com a palavra, durante a abertura do evento. Foto: Gustavo Bardales/Sete