Por Maria Fernanda Arival
Com apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), e da Coordenação Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), artesãos acreanos irão participar, de 9 a 20 de julho, em Olinda (PE), da 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), expondo a riqueza da cultura do estado.
Os profissionais que vão representar o Acre foram selecionados por meio de edital de chamamento público, com resultado publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). O edital oferece vagas para artesãos individuais, mestres artesãos e entidades representativas, como associações e cooperativas.
Considerado um dos maiores eventos do setor da América Latina, a Fenearte receberá 10 artesãos do Acre, que terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos para um público diverso.

De acordo com a diretora de Empreendedorismo da Sete, Patrícia Parente, a Fenearte é uma vitrine para as peças. “É uma oportunidade ímpar para promover o trabalho dos acreanos. O Acre sempre fica entre os três maiores estados em números de vendas e a gente acredita que essa feira, com certeza, vai ser um grande sucesso igual aos anos anteriores”, destaca.
Além da visibilidade e da possibilidade de negócios, a Sete oferece um auxílio financeiro de R$ 322,90, referente a diária para custear despesas de viagem, alimentação e hospedagem.
Os artesãos que vão representar o Acre são: Vanusa da Silva Lima, Antônio Kleder Bezerra da Silva, Rodney Paiva Ramos, Maria de Fátima Martins Taborga, Maria Barroso Moreira, Assavaj, Maqueson Pereira da Silva, José Rodrigues de Araújo, Francisco Ramalho Rodrigues e Márcia Silvia de Lima.