Acre dialoga sobre turismo na Amazônia em Feira Internacional

O Acre esteve representado pela Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), na 12ª Edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), entre os dias 23 e 25 de agosto, em Santarém (PA). A participação contempla as metas do Estado na promoção e divulgação do turismo local e integrou o espaço da Rota Amazônica Integrada (RAI), durante o evento.

Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), aconteceu entre os dias 23 e 25 de agosto, em Santarém (PA). Foto: Adalgisa Bandeira/Sete

“A Fita é uma feira extremamente importante para divulgar o turismo que acontece na Amazônia e também para fortalecer as relações que existem entre os estados da Amazônia na promoção do turismo nacional e internacionalmente. Recentemente foi assinado um termo de um protocolo de intenções durante o Salão do Turismo entre a RAI e a Embratur [Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo] e a participação nessa feira é mais um gesto de fortalecimento dos estados da Amazônia para promoção do turismo que acontece aqui para todo o mercado nacional e internacional”, destacou Jackson Viana, diretor de Turismo da Sete em exercício.

Evento reuniu representantes do turismo de todo o Brasil. Foto: Adalgisa Bandeira/Sete

Esta edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônica contou com uma programação variada com shows de artistas locais como Wanderley Andrade e Ximbinha e banda. Além disso, foram destacados os estandes de artesanato, comidas típicas e o projeto Cozinha Show onde chefes apresentaram pratos feitos com produtos regionais. O evento também foi marcado pelo diálogo em diversas palestras em dois auditórios simultâneos.

“Na Amazônia temos o turismo de natureza muito forte, então há um enfoque muito grande na construção de produtos turísticos como caminhadas e trilhas em unidades de conservação da natureza, e também na regionalização do turismo. Os estandes apresentaram vários estados e nós trouxemos para apresentar material informativo sobre os festivais indígenas, sobre o Parque Nacional da Serra do Divisor, o Rio Croa, sobre a floresta amazônica, os geoglifos”, disse Adalgisa Bandeira, chefe da divisão de promoção e destinos turísticos da Sete.

Chefe da divisão de promoção e destinos turísticos da Sete, Adalgisa Bandeira, e o Ministro do Turismo, Celso Sabino. Foto: Cedida

“Muitas pessoas se encantaram com os geoglifos porque para cá é novidade. Aqui eles têm pinturas rupestres, nada parecido com geoglifos, que é feito na terra em grandes dimensões. E também eu trouxe alguma amostra da castanha, que aqui é chamado castanha do Pará, mas nós também chamamos de castanha da Amazônia e do Brasil”, disse a chefe da divisão de promoção e destinos turísticos da Sete.

Durante o evento também foram apresentados biscoitos de castanha feitos pela Miragina, uma empresa acreana, e o pente de macaco, fruto de uma árvore usado por extrativistas para ralar castanhas na mata, um dos atrativos no estande do Acre. Na oportunidade, foi realizada uma visita técnica a Alter do Chão, destacando os equipamentos turísticos e a beleza do local.