Acre apresenta atrativos e experiências turísticas do estado no Salão do Turismo, no Rio de Janeiro

O Acre abriu a programação do Salão do Turismo, com atrativos e experiências turísticas renomadas do estado, ao lado das 26 unidades da federação e do Distrito Federal (DF), nesta quinta-feira, 8, no Rio de Janeiro (RJ). O evento, organizado pelo Ministério do Turismo (MTur), é realizado em dois pavilhões do Riocentro até o próximo domingo, 11.

Pelo menos 30 pessoas da comitiva acreana representam, no espaço institucional do estado, o trade turístico, com artesanato, doces regionais, produtos turísticos consolidados e representação do Conselho Estadual de Turismo, com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), além do Sistema da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/AC) e Confederação Nacional do Comércio (CNC), com representações do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur).

Representantes do Povo Puyanawa, secretário Marcelo Messias (de camiseta preta) e Jackson Viana (à esquerda), diretor de turismo interino da Sete. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Marcelo Messias, titular da Sete, agradeceu o apoio do governador Gladson Cameli para o fomento do turismo do estado e comemorou o sucesso da exposição da comitiva acreana no evento: “O estande do Acre está belíssimo; conseguimos trazer todos os atrativos do nosso turismo, da gastronomia e artesanato. O Salão do Turismo é um dos espaços que temos para divulgar o turismo dentro do Brasil. Todos os estados se reúnem e cada um traz o seu principal atrativo. Então, você que está ou vem para o Rio de Janeiro, venha nos visitar e acompanhar todas as novidades do nosso estande”, destacou o secretário.

Rio Croa é uma das experiências do Acre, no Salão do Turismo. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Durante os dias de exposição, o Acre apresenta, no espaço institucional do estado, as experiências visuais do Croa, Serra do Divisor e Festival Puyanawa com os óculos 360º, além de experiências da Trilha Chico Mendes, Serra do Divisor, Rio Croa e o Caminho das Aldeias, destacando os festivais indígenas, que também são destacados no espaço Brasil em Festa.

Artesãos acreanos e empreendedores compõem comitiva acreana no evento realizado no Rio de Janeiro. Foto: Marcos Vicentti/Secom

No estande do Acre, Luan Gonçalves assistiu a um vídeo com os óculos que propiciam uma experiência imersiva em 360º no Festival Puyanawa. Gonçalves, que trabalha com gestão financeira e projetos de pesquisa na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), disse que a experiência vale a pena e instiga o espectador a conhecer sobre a floresta acreana.

Luan Gonçalves assistiu a um vídeo que mostra uma experiência imersiva em 360º no Festival Puyanawa, no Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Coloquei os óculos e já vi uma paisagem totalmente de floresta, algumas pessoas caminhando por ali. Ainda não consegui ver tudo, mas a expectativa é conhecer um pouco mais do Acre. A gente que é aqui do Rio ouve falar muito sobre o Acre, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, então achei a experiência muito interessante”, relatou.