Acre abre inscrições para artesãos participarem do Salão Nacional do Turismo 2025

Por Maria Fernanda Arival
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae), abriu inscrições para artesãos interessados em participar do Salão Nacional do Turismo 2025, que acontecerá entre 21 e 23 de agosto, em São Paulo.

O edital, publicado na edição desta quarta-feira, 9, do Diário Oficial do Estado (DOE), destaca que o evento acontece, simultaneamente, com a 2ª edição do Feirão do Turismo: conheça o Brasil. O chamamento público oferece duas vagas de artesãos individuais e/ou mestres artesãos para ocupar um espaço coletivo disponibilizado pelo Sebrae, com a proposta de divulgar e comercializar produtos artesanais do Acre.

Artesãos do Acre podem se inscrever para participar do evento. Foto: Marcos Rocha/Sete

O Sebrae vai proporcionar aos artesãos selecionados apoio com passagens aéreas de ida e retorno, partindo de Rio Branco com destino a São Paulo, e ajuda de custo referente a 4,5 diárias, com valor unitário de R$ 530,00, para cobertura de despesas com hospedagem, alimentação e translado dos artesãos durante a participação no evento.

As vagas oferecidas são destinadas a artesãos das seguintes classificações, de acordo com a Base Conceitual do Programa do Artesanato Brasileiro: arte popular; artesanato tradicional; artesanato de referência cultural; artesanato contemporâneo-conceitual e artesanato indígena.

Para o titular da Sete, Marcelo Messias, o Salão Nacional do Turismo é uma oportunidade de expor e comercializar os artesanatos produzidos no Acre. “As peças carregam a história e identidade dos povos do Acre, é uma expressão viva da nossa cultura. O evento é uma excelente vitrine para o estado e seus produtos”, destaca.

Marcelo Messias destaca importância do evento. Foto: Bruno Moraes/Sete

Inscrições

As inscrições iniciam nesta quarta-feira, 9, e se estendem até 22 de julho, de forma presencial ou por e-mail. Para inscrição, o interessado deverá preencher e enviar o formulário de inscrição; cópia de documento de identificação oficial e do CPF, ou documento oficial que os substituam (frente e verso); cópia da carteira nacional de artesão – carteira do Sicab; comprovante de endereço emitido no último mês; portfólio contendo breve histórico do artesão individual e/ou mestre artesão e fotos da produção artesanal que pretende comercializar, de diferentes ângulos, em boa resolução e material de comercialização (embalagem e etiqueta, maquineta de cartão). A produção artesanal apresentada deve ter relação com o cadastro do artesão no Sicab; cópia de certificados de capacitação, que vale como pontuação nos critérios de avaliação, além dos anexos III e VII do edital preenchidos e assinados.

Presencialmente, a entrega de todos os documentos deve ser feita em envelope lacrado na Casa do Artesanato Acreano, localizada na Rua Senador Eduardo Assmar, nº 187, 6 de agosto – Centro, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Todos os documentos devem ser enviados por e-mail para o endereço casaartesanatogov@gmail.com, das 8h de 9 de julho às 00h de 22 de julho de 2025, descrito com o assunto: “INSCRIÇÃO SALÃO DO TURISMO 2025”, e no corpo do e-mail informar nome completo do interessado e se pretende se inscrever na categoria de artesão individual ou mestre artesão.