Por Karolini Oliveira – 27 de julho de 2025
A Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) preparou uma programação especial para a 50ª edição da Expoacre, que iniciou neste sábado, 26, e segue até 3 de agosto, em Rio Branco. O objetivo é valorizar o potencial turístico e empreendedor do Acre, oferecendo aos visitantes experiências imersivas, demonstrações de artesanato e do empreendedorismo regional.

“Este ano, a Expoacre completa 50 edições da feira e a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo se empenhou para entregar os melhores atrativos para o público, com Economia Solidária, artesanato e jardinagem, no Galpão do Empreendedorismo, e claro, artesanato regional, e a apresentação de pontos turísticos, a participação de empresas do setor, além de uma exposição especial da história da Expoacre, no estande da Sete”, destacou Marcelo Messias, titular da pasta.
Turismo
Entre as atrações do estande da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo está uma experiência imersiva no Rio Croa. O cenário conta com telões de LED que simulam a navegação pelo Rio Croa, levando os visitantes para uma navegação pelas águas do rio e pela beleza da floresta.

O óculos de realidade virtual leva o público para o Parque Nacional da Serra do Divisor. A experiência percorre desde o embarque, em Mâncio Lima, até a subida ao mirante da Serra do Divisor, oferecendo vistas impressionantes, além de promover a sensação de estar no local.

Além disso, uma dinâmica diferenciada convida os visitantes para girar a roleta Vem pro Acre, com chances de ganhar brindes especiais , tornando a visita ainda mais divertida para os participantes.

50ª Expoacre
Uma das grandes atrações do estande da Sete é uma exposição que conta a história de 50 edições da Expoacre, para celebrar a história e a evolução da feira ao longo de meio século. O local exibe objetos como camisas de comitivas, troféus, faixas de Rainha do Rodeio e outros itens de pessoas que ajudaram a construir a história da Expoacre no decorrer dos anos.

Além de objetos, foi montada uma linha do tempo com os detalhes das edições ao longo das décadas. A curadoria dos conteúdos foi feita pelo historiador e escritor José Wilson Aguiar, que reúne um acervo completo de registros fotográficos de todas as edições.
Casa do Artesanato Acreano
O estande da Sete também tem um espaço reservado para a Casa do Artesanato Acreano, uma vitrine que reúne peças de 42 artesãos do Acre. O estande conta com peças de marchetaria, cestaria, artesanato indígena, cerâmicas, biojoias, entre outros, ideal para quem busca lembranças e presentes especiais.

Parcerias e negócios
Com destaque para as misteriosas formações arqueológicas presentes no Acre, os geoglifos, a prefeitura de Rio Branco é parceira no estande da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo. Além disso, um espaço de networking e negócios foi preparado para o trade turístico acreano. Um ambiente dedicado a prestadores de serviços turísticos para fomentar parcerias e novas oportunidades no setor.

Galpão do Empreendedorismo
Uma variedade de atrativos está disponível para os visitantes no Galpão do Empreendedorismo. No local, estão presentes segmentos que vão desde jardinagem a delícias culinárias como banana chips, lanches, crepes, comida típica, carne na chapa, bolos e doces, tacacá, rabada, kebab, hambúrguer, sorvete, açaí e sucos. A iniciativa conta com o apoio da Associação Comercial do Acre (Acisa) e busca fomentar os pequenos negócios do estado.

Além disso, artesanato e jardinagem são opções de procura pela população, no Galpão do Empreendedorismo.

Localização
O estande da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, fica localizado em um ponto estratégico no Parque de Exposições Wildy Viana, na avenida Acre, próximo ao estande do Deracre e Sejusp, onde está o helicóptero da Ciopaer. O estande funciona das 18h às 22h, até o dia 3 de agosto.

Já o Galpão do Empreendedorismo (Galpão da Economia Solidária) está localizado na Avenida Acre, próximo aos restaurantes. O estande funciona das 18h às 23h, até o dia 03 de agosto. Baixe o mapa completo aqui.