Estado firma parcerias para fomentar o empreendedorismo no Acre

Por Maria Fernanda Arival – 11 de julho de 2025
Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da economia solidária, além de apoiar o empreendedorismo feminino e de jovens e adultos, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), assinou termos de fomento com diversas associações. Os acordos foram divulgados na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) e as assinaturas simbólicas serão realizadas em data posterior.

A cooperação com a Associação Amigos do Bem visa estimular o empreendedorismo regional por meio da oferta de cursos e oficinas de capacitação voltados para mulheres no município de Cruzeiro do Sul, interior do Acre. A assinatura do documento que formaliza a parceria entre governo e a associação Amigos do Bem foi assinada na noite de terça-feira, 1°, no estande da Sete na 20ª edição da Expoacre Juruá. 

O titular da Sete, Marcelo Messias, destaca que a iniciativa fortalece o ecossistema empreendedor local. “Essas parcerias são fundamentais para dinamizar a economia. Mulheres, jovens e adultos poderão participar de cursos, oficinas e demais capacitações em diferentes municípios do estado”, ressalta.

Mais de 160 mulheres serão contempladas com a política pública. Foto: Bruno Moraes/Sete

Além disso, a Sete firmou convênio com a Associação Asas Amigas para promover o desenvolvimento socioeconômico da economia solidária no Acre, contemplando a aquisição de equipamentos, realização de oficinas e participação em feiras de exposição. O programa atenderá empreendedores de Rio Branco, Epitaciolândia, Capixaba, Xapuri, Manoel Urbano, Assis Brasil, Sena Madureira e Porto Acre.

O Instituto de Educação e Desenvolvimento da Amazônia (Ieda) também integra as parcerias, com ações focadas em jovens e adultos de Acrelândia, Plácido de Castro, Capixaba, Senador Guiomard, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Bujari e Rio Branco. As iniciativas incluem sensibilização, capacitação e incentivo, culminando na elaboração e apresentação de planos de negócios, com reconhecimento para as ideias mais inovadoras e viáveis.

Novas ações serão desenvolvidas com a Cooperativa de Artesanato Amazônico (Paiol), com foco no fortalecimento de pequenos empreendimentos criativos individuais, por meio de oficinas profissionalizantes de corte e costura para pessoas de baixa renda na capital acreana.

Parceria fomenta empreendedorismo de jovens e adultos. Foto: Bruno Moraes/Sete

A parceria com o Centro Educativo Adilis Nogueira Maciel (Ceanom) prevê a oferta de curso profissionalizante de costura criativa para mulheres em situação de vulnerabilidade social e sem vínculo empregatício, em Cruzeiro do Sul. De forma semelhante, a Associação Mãos Criativas do Acre (Amacre) promoverá ações sociais para o desenvolvimento de atividades produtivas, com cursos de corte e costura em Rio Branco. Já a Associação Artes Sem Fronteira (ASSF) atuará no fortalecimento de pequenos negócios criativos individuais por meio da oferta de capacitação para pessoas de baixa renda no município de Epitaciolândia.