Em comemoração ao Dia Mundial da Criatividade, integrado ao World Creativity Day Brazil, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), promove, no dia 21 de abril, o evento Cidade em lápis: aventuras, turismo e arquitetura para colorir. A programação será realizada no Horto Florestal de Rio Branco, das 8h às 10h, e no Via Verde Shopping, das 14h às 16h.
O evento tem como objetivo estimular a valorização do patrimônio histórico e arquitetônico do Acre, aproximando crianças e adolescentes da cultura e história da região. Além disso, a iniciativa também promove a integração entre as áreas de turismo e arquitetura de forma lúdica e educativa. O Cidade em Lápis é uma iniciativa da Sete, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), dentro do World Creativity Day Brazil.
Com a união das entidades, o CAU desenvolveu conteúdos visuais, como desenhos de atrativos turísticos do Acre, para fomentar o turismo por meio da educação. O titular da pasta, Marcelo Messias, destaca que a ação é voltada para o turismo pedagógico – metodologia de ensino que combina teoria e prática, neste caso, por meio de arte e conscientização.
“Com a parceria com o CAU, a Sete participa do World Creativity Day Brazil com essa iniciativa de apresentar para as crianças, de maneira lúdica, os nossos atrativos turísticos e patrimônio arquitetônico do Acre. Na ação, as crianças vão poder conhecer os lugares, prédios e outras estruturas por meio de desenhos. Iniciativas como essa fomentam o turismo usando de meios como a criatividade e a brincadeira”, explica.

O diretor de Turismo da Sete, Jackson Viana, ressalta que a ideia é disponibilizar desenhos de pontos turísticos do estado para as crianças, principalmente os patrimônios como prédios, palácios e teatros. “A partir disso, as crianças podem se familiarizar com os atrativos turísticos ainda mais. Com a parceria com o CAU vamos fomentar a questão do patrimônio histórico, da arquitetura das nossas cidades e, com isso, nós potencializamos o sentimento de pertencimento das crianças”, diz.
Dandara Brito, presidente do CAU/AC, expressa a felicidade sobre a união para a iniciativa e destaca a valorização da arquitetura do Acre: “Para o CAU é uma honra participar dessa parceria com a Sete, que representa um importante passo na valorização da arquitetura local e na promoção da educação por meio da arte. Acreditamos que estimular o olhar sensível para a cidade, envolvendo crianças, jovens e adultos em atividades como o desenho e a pintura de obras de Rio Branco é também uma forma de despertar o pertencimento, a cidadania e a criatividade”.
A programação inclui oficinas de pintura e desenho de atrações turísticas do estado, além de exposição dos trabalhos produzidos e uma apresentação sobre a importância do turismo e da arquitetura no contexto acreano. O conteúdo será abordado de forma acessível para crianças de 4 a 12 anos.
Mais do que uma celebração da identidade cultural do Acre, o Cidade em Lápis incentiva a criatividade e a expressão artística dos participantes, fortalecendo o vínculo da comunidade com seu patrimônio.
Serviço:
O que: Cidade em lápis: aventuras, turismo e arquitetura para colorir, no World Creativity Day Brazil
Quando: Segunda-feira, 21 de abril
Onde: Horto Florestal de Rio Branco, das 8h às 10h, e no Via Verde Shopping, das 14h às 16h.