Estado promove City Tour do Servidor, em Rio Branco

Chapéu na cabeça, óculos de sol e tênis esportivo e está completo o look: “Bem, hoje vocês são turistas!”, iniciou a guia de turismo Adalgisa Bandeira, ao público de diversas secretarias de Estado que participaram do City Tour do Servidor, nesta quinta-feira, 14, em Rio Branco.

O evento, realizado durante todo o período da manhã em diversos pontos da capital, aconteceu em alusão ao Dia do Servidor, celebrado no final de outubro. As secretarias de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), de Administração (Sead), de Planejamento (Seplan), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) foram responsáveis pelo passeio que também contou com a parceria do Sindicato de Guias de Turismo do Acre (Singtur).

Servidores do Estado participaram do City Tour do Servidor, nesta quinta-feira, 14, em Rio Branco. Foto: Marcos Rocha/Sete

O City Tour do Servidor iniciou aos pés da estátua de Plácido de Castro, na Praça da Revolução, seguindo para a Biblioteca Pública Estadual Adonay Barbosa dos Santos, Memorial dos Autonomistas e Café do Teatro. Em seguida, o grupo seguiu para o Palácio Rio Branco, onde conheceram mais da história do estado e da estrutura arquitetônica local.

Palácio Rio Branco foi um dos pontos turísticos visitados. Foto: Marcos Rocha/Sete

Após a visita à sede administrativa do Estado, o grupo seguiu para um lanche no Parque Urbano Capitão Ciríaco, onde a servidora da Sejusp, Socorro Martins, de 62 anos, lembrou um pouco da sua trajetória de vida na região do Segundo Distrito da cidade: “Na origem, moramos aqui no [bairro] Triângulo. Meu pai trabalhou como motorista de uma empresa e depois na Rêmolo Jarude. A gente vinha passear aqui na dona Flora do Diógenes, tinha uma festa aqui [Parque Capitão Ciríaco] e eu gostava de frequentar. Aí eu conheço aqui do princípio”, contou.

Servidora da Sejusp, Socorro Martins, de 62 anos, ficou contente em revisitar pontos históricos da capital e contou das boas lembranças no Parque Seringal Urbano Capitão Ciríaco. Foto: Marcos Rocha/Sete

Durante o passeio, Socorro lembrou como a história de Rio Branco também faz parte da história da vida dela: “A minha mãe saiu grávida e não tinha ponte. A gente atravessava de catraia. Custava 25 centavos. Então, a minha mãe não conseguiu chegar até a maternidade, não deu tempo, e me teve debaixo de um pé de Benjamin, que até quando eu era mocinha ainda existia”, explicou.

Animada com o city tour, Socorro conta que criou os filhos e dois casais de netos nos 32 anos de trabalho como servidora pública e que gostou da atividade proposta: “É um sonho estar participando. Eu trabalho na Sejusp e eu via todo mundo falando ‘eu vou pro turismo’, e eu nunca me escalei, aí surgiu a oportunidade e eu tinha curiosidade de saber por onde aquele povo andava, aí eu vim pra tirar o estresse. E eu tô aqui contando a minha história pra ti. Bonito é quando tá estralando a seringueira”, disse ela olhando para uma de altura considerável no parque e continuou: “Aqui a gente vinha, trazia frango e banana, armava um lençol e eu acho que assim, isso aqui é muito importante para o servidor, a oportunidade que o governo dá, pra gente ter uma noção do que foi e do que é [o city tour] e a gente sempre estar presente nos eventos que são de nosso interesse”, expressou.

City Tour do Servidor encerrou no Museu dos Povos Acreanos. Foto: César Felipe Oliveira/Sead

O grupo visitou também a Praça Eurico Dutra, onde ficam a Fonte Luminosa, Obelisco, Monumento Caciporé e o Bar municipal, passando pela Praça dos Povos da Floresta, onde está a estátua de Chico Mendes, e chegando à ponte Juscelino Kubitschek e às roldanas. O passeio seguiu pelo Mercado Velho e encerrou no Museu dos Povos Acreanos.

Guia de turismo e servidora da Sete, Adalgisa Bandeira, foi a responsável por guiar os servidores do Estado, no city tour. Foto: Marcos Rocha/Sete

 Com orgulho de ser guia de turismo, ligada ao Singtur, e servidora da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, durante todo o percurso Adalgisa Bandeira falou sobre as maravilhas e curiosidades do Acre e reforçou, desde o início do passeio, sobre a valorização da terra e daqueles que moram aqui: “Eu quero dar os parabéns por vivermos na Amazônia. O Acre é 100% Amazônia, um bioma que é cobiçado no mundo todo. Se você pegar reto em qualquer direção, você vai dar na floresta”, disse orgulhosa.

Turismo: benefícios para o servidor e para o desenvolvimento do estado

O evento turístico foi realizado pelo governo do Acre, unindo esforços de diversas secretarias.

O secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, explicou que o turismo tem potencial para desenvolver o estado: “O turismo na Região Norte, no Acre, é uma das maiores alternativas econômicas que a gente tem, uma nova alternativa de desenvolvimento. E o city tour é uma proposta para agregar conhecimento, mostrar a potencialização dos pontos turísticos e culturais da nossa cidade e trazer os servidores para uma vivência nesses espaços. A ideia é começar na capital e os próximos a gente estender para os outros municípios”, destacou.

“É um passeio que viabiliza conhecer essa cidade maravilhosa que nós moramos e é uma forma de valorização do servidor público. É algo muito importante para nós e espero que todos possam aproveitar”, destacou Guilherme Duarte, secretário adjunto de Pessoal da Sead.

“É uma forma de valorizar o servidor e apresentar alternativas de diversão e conhecimento da nossa cidade, além da possibilidade de replicar a ideia pioneira”, acrescentou Ialey Azevedo, gestor da Sete em exercício.

Biblioteca Pública Estadual Adonay Barbosa dos Santos foi ponto de parada obrigatória do City Tour do Servidor. Foto: Marcos Rocha/Sete

Com novas possibilidades, a proposta do City Tour do Servidor deve seguir para outros municípios do estado: “É a intenção de todos dar início a um programa muito mais amplo, que vai ter por objetivo levar os servidores para conhecerem, inclusive, atrativos em outros municípios do estado, em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e outros municípios, para que a gente tenha tanto fomento do turismo quanto um entretenimento, um incentivo do servidor público a participar do potencial do nosso próprio estado”, destacou o chefe do Departamento de Gestão do Turismo, Jackson Viana.