Secretaria de Turismo e Empreendedorismo participa de lançamento da agenda do setor em Rio Branco

Em momento de união entre instituições e empreendedores, a Secretaria de Turismo do Acre (Sete) participou do lançamento da Agenda de Desenvolvimento do Turismo, lançado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC), com apoio de parceiros, nesta quarta-feira, 17, em Rio Branco. Um seminário sobre a agenda positiva já foi realizado em Mâncio Lima, na segunda-feira, 15, e também chegou a Xapuri, na quinta, 18.

Entre as pautas, o diálogo aborda várias interfaces do turismo, como o etnoturismo, o turismo de base comunitária e de negócios, entre outros. As atividades contam com apoio de parceiros como o Conselho Estadual de Turismo, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio/Ac), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, além da Prefeitura de Rio Branco e do Conselho de Turismo do município.

Lançamento foi realizado no auditório da Fecomercio/AC, em Rio Branco. Foto: Alice Leão/Sete

A diretora de Turismo da Sete, Sirlânia Venturin, lembrou que a secretaria busca melhorar o trabalho no setor e considera o lançamento da agenda um momento oportuno para que o trade turístico encontre novas oportunidades e possa oferecer produtos de mais qualidade. “O turismo cresceu 22,7%, e a Sete não faz nada só; sempre trabalhamos com o trade turístico, os conselhos e instituições de apoio”, ressaltou.

Diretora de Turismo da Sete, Sirlânia Venturin, falou sobre a união dos operadores do setor no Acre. Foto: Alice Leão/Sete

O gestor de projetos de artesanato, turismo e economia criativa do Sebrae/AC, Aldemar Maciel, abordou a atuação da instituição para o aumento dos negócios e vendas em diferentes interfaces do setor: “O turismo é uma atividade importante, que tem avançado de forma significativa, e que pode se ampliar e desenvolver ainda mais”.

Aldemar Maciel é gestor de projetos de artesanato, turismo e economia criativa do Sebrae/AC. Foto: Alice Leão/Sete

“Contratamos uma consultoria especializada para fazer um levantamento sobre qual é o ‘estado da arte’ de turismo e, baseado nessas informações, foi elaborado um plano de ação. Hoje os empreendedores poderão ver quais ações vamos realizar com eles, visando a uma transformação, no sentido de buscar mercado”, acrescentou Aldemar.

Produção de biojoias foi um dos temas abordados. Foto: Alice Leão/Sete

Inovação e competitividade

Durante a apresentação, a consultora do Sebrae Tatiana Fernandez destacou o crescimento do turismo no estado, a união de trabalhadores do setor, o desenvolvimento de produtos competitivos e inovadores, além de mencionar a ascensão de produtos no quesito da sustentabilidade e o potencial para agregar valor ao turismo acreano.

Consultora Tatiana Fernandez apresentou dados sobre o turismo no Acre. Foto: Alice Leão/Sete

“Eu acredito que o Acre já vem se preparando para um grande salto. O bioma da Floresta Amazônica é vislumbrado no mundo e esse momento de união de esforços é o que o estado precisa para fazer diferente no mercado de consumo. A proposta é posicionar produtos competitivos, inovadores e que atendam às atuais necessidades e expectativas do consumidor, com uma linguagem atualizada de negócios”, enfatizou.

Presidente do Conselho Estadual de Turismo, Thiago Higino: “Fortalecer o trade”. Foto: Alice Leão/Sete

“O turismo é feito a várias mãos e essa agenda é importante para fortalecer o trade e contribuir com as ações do setor”, disse o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Thiago Higino.